Tema: Formar Jesus aproveitando os consolos espirituais.

Leitura bíblica: Eclo 2, 1-6:

" Meu filho, se te ofereceres para servir o Senhor, prepara-te para a prova. Endireita teu coração e sê constante, não te apavores no tempo da adversidade. Une-te a ele e não te separes, a fim de seres exaltado no teu último dia. Tudo o que te acontecer, aceita-o, e nas vicissitudes que te humilharem sê paciente, pois o ouro se prova no fogo e os eleitos, no cadinho da humilhação. Na doença e na indigência, conserva a tua confiança. Confia no Senhor, ele te ajudará, endireita teus caminhos e espera nele"

Objetivo: Descobrir como posso formar Jesus na aflição.

Leitura Eudista: A infância admirável da Mãe de Deus (O. C. V, 174-175)

Quem me dera agora uma voz suficientemente forte para fazer-me ouvir de todos os habitantes do universo, especialmente de todos os cristãos que se encontram envolvidos no pecado, ou abatidos por qualquer pena a aflição temporal, e poder-lhes dizer: Meus irmãos, meus irmãos queridíssimos, no estado presente em que se encontram, o que é que esperam? Por que temem recorrer nossa boníssima Mãe? Venham, venham a jogar-se prontamente a seus pés; jamais rejeitou ninguém e não começará por vocês. É sua Mãe e tem todo poder no céu e na terra. É sua Mãe, a que tem em suas mãos todos os tesouros de seu Filho Jesus. É sua Mãe, todo coração e todo amor para com vocês, de tão singular bondade que tem particular encanto em fazer bem aos que humildemente e com confiança filial a invocam. Venham a Ela: os receberá e tratará como a seus filhos! Lhes alcançará perdão de todos seus pecados, por enormes que sejam, sempre que os detestem e tenham verdadeira vontade de renunciar a eles! Ela os iluminará em suas trevas; os sustentará em suas debilidades; os fará fortes em suas tentações; os consolará em suas aflições; os fará comer em sua mesa; os alimentará com sua própria carne e com seu próprio sangue: «A carne de Jesus, disse Santo Agostinho, é carne de Maria; o sangre de Jesus é sangre de Maria». Por isso disse: «Os que de mim comem, tem sempre fome de mim, e tem sempre sede os que de mim bebem». Enfim, ela os livrará de toda classe de males e os preencherá de uma infinidade de bens. «Os que me escutam, disse, os que me obedecem, jamais terão de que avergonhar-se, jamais serão jogados na confusão eterna». «Os que, em suas ações, se guiam por mim, não pecará». «Os que me esclarecem», os que me honram e os que com suas palavras e com seus exemplos movem a outros a honrar-me, obterá a vida eterna».

Oração final: Basta-me saber que sempre és Jesus. Sim, o és sempre para mim; suceda o que suceda estarei feliz (O. C. I, 282)

Actualização: O mês de setembro iniciou para a família espiritual de São João Eudes, com a memória dos Beatos Mártires Eudistas. Sua celebração nos faz pensar na vida terrena do Filho de Deus, repartida em dois estados contrários: um de consolo e alegria e outro de aflição e sofrimento. Na parte superior de seu ser gozava de todas felicidades divinas, na parte inferior de sua alma e em seu corpo conheceu toda classe de amarguras e tormentos (cf. O. C. I, 276). Nós, como continuadores e imitadores da vida de Jesus, glorificamos a Deus em todos seus estados e mistérios fazendo-os nossos. Também Maria, nos ajuda a compreender nestes tempos que vivemos como a fidelidade ao Senhor permanece ainda aos pés da cruz. Os mártires se associaram à aflição e sofrimento de Jesus, com a entrega generosa de sua vida e assim conseguiram vencer a morte com a vida nova. Também nossa vida “encontra todo seu valor, quando a entregamos por amor, em nome do Senhor e em nome da Igreja, que é o corpo de Cristo, e em nome da família humana, que o Pai quer reunir. Neste tempo tão difícil de pandemia sejamos testemunhas fiéis pedindo a força, que moveu os nossos mártires, para renunciar a nós mesmos e para nos colocarmos nas mãos novamente do Senhor” (Palavras do Superior Geral pela ocasião da memória dos Beatos Mártires Eudistas, 02 de setembro de 2020, publicado em www.cjm-eudistes.org). Setembro também nos dá a oportunidade de contemplar a vida de Jesus, através da leitura da Palavra de Deus. Que não passe um dia sem ler o Evangelho!

Descarregar PDF