Desde que a Santa Sé anunciou a visita do Papa Francisco a Colômbia, os herdeiros de São João Eudes colaboraram "juntos para a missão".

A 20ª Viagem Apostólico do Papa Francisco levou a cabo em território colombiano1. Trata-se do terceiro sucessor de Pedro que visita o país latino-americano depois de seus predecessores: o Beato Paulo VI e São João Paulo II.

Durante sua visita, que teve como lema "Demos o primeiro passo", o Papa Francisco convidou os colombianos "a irem mar adentro", porque Jesus " nos impulsiona ao risco compartilhado" e "nos convidar a deixar nossos egoísmos e segui-lo. Também, a perder os medos que não vem de Deus, que nos imobilizam e retardam a urgência de ser construtores da paz, promotores da vida. Navegar mar adentro, disse Jesus. E os discípulos fizeram sinais para juntar-se todos na barca. Que assim seja para este povo"2.

O "juntar-se todos na barca" fizeram os Eudistas da Colômbia que esperaram e trabalharam ansiosamente na visita apostólica para confirmá-los na fé. Em decorrência, como se ressaltou no Boletim CJM Flash3, os membros da Congregação de Jesus e Maria na Província da Colômbia e do Minuto de Deus, ajudaram na visita através da oração e do compromisso apostólico na organização logística do encontro.

O Padre Camilo Bernal Hadad, o anterior Superior Geral dos Eudistas foi o Diretor Executivo da Visita Apostólica, cargo que desempenho também na visita do papa São João Paulo II. O padre Bernal, entrevistado por RCF, uma rádio francesa, graças ao contato da associada Eudista e encarregada das Comunicações da Congregação de Jesus e Maria em Roma, Aude Bauguin, ressaltou que o encontro com o papa é “um incentivo para encontrar um novo horizonte”4. O padre Carlos Jiménez, foi o coordenador do Encontro de Jovens com o Papa realizado na Praça Bolívar de Bogotá. Eles, com a ajuda de muitas pessoas fizeram levar um feliz término aos compromissos adquiridos.

Os meios de comunicação convidaram os Eudistas para comentar a visita do Papa Francisco.

Os principais meios de comunicação colombianos contataram vários eudistas para comentar a visita apostólica do Papa Francisco: O padre Camilo Bernal Hadad e o padre Jorge Moya participaram da transmissão oficial que fez o Canal Institucional; em Red+Noticias participou o padre Diego Jaramillo Cuartas; no Canal Caracol, o padre Alberto José Linero Gómez comentou cada passo do Papa Francisco e finalmente, o padre Gonzalo Gómez acompanhou os telespectadores do canal Cristovisión.

Testemunho de um Eudista foi projetado no Parque Simón Bolívar.

Outro grande momento "Eudista" foi a projeção de um vídeo ante de mais de um milhão de pessoas que tenha como protagonista o presbítero eudista da Província Minuto de Deus, Bernardo Vergara Rodríguez. Se tratou da história da "Fundação Eudes"5, que este ano completou 30 anos: nele foram apresentadas luzes e sombras, tanto em sus inicios como no desenvolvimento de sua missão pela qual tem que atravessar a Fundação. O padre Bernardo foi ovacionado pelos assistentes e motivado para que siga trabalhando pela comunidade.

Presença Eudista desde todos os cantos da América Latina.

Muitos Eudistas fizeram-se presentes no encontro com o Papa Francisco: entre eles, o padre José Mario Bacci, Superior Provincial da Colômbia, o padre Raúl Téllez Villamil, Superior Provincial da Minuto de Deus, o padre Humberto Hernández, Superior Provincial da Venezuela e vários presbíteros das províncias eudistas anfitriãs e vizinhas. Igualmente, os seminaristas das Províncias escutaram atentamente os ensinamentos do Santo Padre, junto aos associados Eudistas. Se destacou também a presença da comunidade francófona de Bogotá, acompanhada pelo presbítero eudista africano Sylvain Ahouankon. Também se destacou a visita que o Papa Francisco fez a cidade de Cartagena, cujo arcebispo é o eudista Jorge Jiménez da Província da Colômbia.

Graças a todos os Eudistas!

Frente ao trabalho realizado pelos Eudistas não resta senão dar uma " grande Graças " por sua contribuição na visita do Papa em território colombiano e exortar que a presença do sucessor de Pedro se converta em um sinal concreto do trabalho conjunto para que as províncias da Colômbia e da Minuto de Deus possam continuar na evangelização e na formação de bons pastores do Evangelho na América Latina.

(Referencias)

1.Ver mais em http://w2.vatican.va/content/francesco/es/travels/2017/outside/documents/papa-francesco-colombia_2017.html
2.Homilia do Santo Padre Francisco no Parque Simón Bolívar, Bogotá, quinta-feira 07 de setembro de 2017. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/es/homilies/2017/documents/papa-francesco_20170907_omelia-viaggioapostolico-colombiabogota.html
3.Consulte o boletim publicado para a ocasião em https://papafranciscoencolombia.blogspot.com.co/
4.Leia o artigo completo publicado por RCF em https://rcf.fr/actualite/visite-du-pape-en-colombie
5. Conheça o web site da fundação: http://www.fundacioneudes.co/

H. Flórez P. –

Traduçao Geovanni Ferreira Seminarista do Brasil

Français

Español

Fonte principal: papafranciscoacolombia.blogspot.com.co

Leia em nosso blog CJM News