A Província da Colômbia publicou a segunda Lectio na qual se medita sobre a vocação do Apóstolo São Paulo. Na primeira, que foi publicada em junho, o tema estava centrado na vocação e missão como dons de Deus.

Tendo como referência bíblica a Carta aos Gálatas e para animar o itinerário de formar a Cristo em nós, o padre José Mario Bacci, Superior da Província da Colômbia, tem programado um plano de Lectio comunitária mensal, selecionando alguns textos deste escrito paulino. Com este exercício se propõe oferecer uma ajuda que permita a cada eudista, no seio de sua comunidade local, fazer a prática da "leitura orante" de alguns textos selecionados para apropriar-se do seu conteúdo e das exigências da Palavra de Deus contida na mensagem do Apóstolo.

"Paulo estava seguro e assegurava que o Evangelho que pregava não era algo de segunda mão; lhes havia chegado diretamente de Deus. Esse era um pedido extraordinário, e exigia algum tipo de prova. Como prova, Paulo teve o valor de referir-se a mudança radical que havia tido lugar em sua própria vida". Com estas palavras inicia leitura da segunda Lectio que centra sua atenção no capítulo 1, versículos do 13 ao 24.

"Na realidade Paulo odiava os cristãos - continua o documento- e só uma mudança de Deus em sua vida poderia haver feito a mudança em sua mentalidade e em seu coração". E, em efeito, sucede o inesperado: "Deus o elege, se revela a ele e o envia a evangelizar as nações. De modo que, no chamado de Paulo, como em toda vocação apostólica há três valores: Eleição - Iluminação - Missão."

Frente ao primeiro valor, "traz a humilde confissão de sua longa e orgulhosa resistência a Deus, confessa, reconhecido, como só a graça de uma eleição e predileção divina explicam que seja agora Apóstolo". Frente ao segundo, "na revelação de Damasco se iniciou um encontro vital, existencial, intelectual com Cristo. Cristo lhe dá a conhecer e a amar. Cristo foi envolvido para possui-lo e vivifica-lo, para formar-se nele. Por isso Jesus é o modelo e Paulo um modelado divino". E, frente ao último valor, "Jesus Cristo o mudou desde seu interior, quer dizer, o evangelizou para que ele o evangelizara. Anunciar a Jesus Cristo é evangelizar. Agora Paulo, inundado de luz por graça do Pai, deve irradiar esta luz a todos os homens", contínua o documento.

Para consultar o documento completo da segunda leitura orante faça clicando aqui... (Espanhol)

Para consultar o documento completo da primeira leitura orante faça clicando aqui... (Espanhol)

Para consultar o documento sobre a Introdução para a Lectio divina comunitária faça clicando aqui... (Espanhol)

 

Esta información en español

Você pode ler essas informações no nosso blog CJM News