O Superior local despois de consultar aos incorporados e associados da sua comunidade autoriza o começo da formação do aspirante e lhe sugere escolher um orientador espiritual entre os incorporados da comunidade.
Durante este período de formação, que pelo menos são seis meses, durante este tempo o aspirante aprofunda na sua vida cristã na experiência espiritual Eudista, conhece as obras da Congregação e participa nelas, reflete sobre o que quer dizer Associado Eudista.
Realiza a formação inicial, o aspirante faz uma petição por escrito dirigida ao Superior Provincial na qual deve expressar a decisão livre e responsável de se associar, suas motivações e aspirações, e a casa na qual se vincula. Dita petição deve ser submetida ao conceito dos incorporados e associados da comunidade local, mas sua aceitação corresponde ao Superior Provincial.
A associação realiza-se em alguma data significativa para os Eudistas e dela deve ficar uma comunicação que contenha o nome do associado, a comunidade na qual se associa e a data na qual se formaliza o compromisso, dita comunicação deve ser assinada pelo Superior local, pelos incorporados, pelo novo associado e pelos associados que assistam na cerimônia.
A fórmula da Associação pode ser a seguinte ou outra semelhante:
“Eu declaro que me desejo associar à Congregação de Jesus e Maria para caminhar até a santidade na escola espiritual de São João Eudes, compartilhando minha vida, meu trabalho e a oração com a comunidade de....e me comprometendo em sua missão com o coração generoso feliz e decidido. Me entrego ao Senhor inteiramente para que Ele viva e reine em mim, para que com meu trabalho e serviço eu possa glorificar ao Padre, pela ação do Espírito Santo. Me acolho à proteção de Santa Maria Virgem e à interseção de São João Eudes e de todos seus santos e dignos da graça divina da família Eudista, Amém.”
Este fato de compromisso produz vínculos espirituais fraternos e pastorais entre a C.J.M e o associado, cujos efeitos explicam-se maia abaixo.
O compromisso da associação é por um ano só. Por esta razão, anualmente se revisa e renova permanentemente ou se cancela por decisão do Superior local ou do associado. O cancelamento ou renovação se avisa ao Superior Provincial e ao Coordenador provincial dos associados.
Se durante o ano associado não matem contato nenhum com a comunidade que a colheu-lhe, nem participa em nenhuma formação, se dá por cancelado este contrato espiritual de associação, o qual somente pode ser renovado baixo a solicitude do interessado, se o Superior local encontra razões justas.
Tradução C. I. Rochereau